REPORT

Finanças
ultra-pessoais

O que mudou e o que é tendência?

PFM (Personal Finance Manager, ou simplesmente “agregador de contas”) é uma das grandes promessas do Open Finance. Os PFMs são plataformas que permitem conectar várias contas bancárias de um cliente em um único local, melhorando significativamente a gestão. A ideia é consolidar dados e dar acesso a sistemas analíticos de recomendações financeiras.

Desde o início das discussões dos sistemas financeiros abertos, o caso de uso de conectividade das contas prometia revolucionar a gestão financeira das pessoas e era comumente utilizado para exemplificar o potencial do projeto. Diferentes soluções surgiram em todo o mundo, despertando uma certa corrida pelos agregadores. Nenhuma grande instituição gostaria de ficar de fora dessa nova realidade. Algum tempo se passou e as percepções e expectativas com este tema se transformaram.

O intuito deste estudo é trazer contexto para as discussões ao redor dos PFMs e referências internacionais que podem servir de inspiração para o mercado brasileiro. O Brasil, por si só, será um capítulo a parte em outro estudo.

Aqui, você vai encontrar conteúdo sobre:
• Cases internacionais do setor
• Uso de inteligência artificial para alavancar insights
• Empresas utilizando agregadores financeiros para promover bem-estar financeiro de seus funcionários
• PFMs combatendo custos de vida

• Aposta em pessoas – advisory 1-1 como diferencial

Faça o download do report