Pix por aproximação e jornadas sem redirecionamento
Como a jornada sem redirecionamento (ou JSR) está revolucionando o universo do Pix – e o que as instituições financeiras precisam saber sobre o assunto
No começo de agosto de 2024, o Banco Central anunciou novas resoluções para a evolução da jornada sem redirecionamento do Open Finance. Essa é uma evolução estratégica, e que oferece inovações incríveis para os pagamentos via Pix.
O Pix por aproximação, por exemplo, é uma jornada com grandes efeitos positivos para o consumidor final. O processo funciona por meio de carteiras virtuais, semelhante ao que ocorre com os cartões de débito e crédito. Basta o usuário encostar o celular em um dispositivo ou terminal POS para fazer o pagamento, sem abrir o aplicativo da instituição financeira. Por ser uma jornada de Open Finance, já tem a segurança comprovada e todo o processo conta com os requisitos de segurança do Banco Central.
Além disso, a JSR aumenta sensivelmente as taxas de conversão, especialmente para sites de e-commerce mobile. São pagamentos mais intuitivos, com até 70% menos telas em relação ao uso do Pix copia-e-cola.
• As instituições participantes do Open Finance, detentoras de contas pertencentes a conglomerados e sistemas cooperativos, e que tenham iniciado 99% (noventa e nove por cento) da quantidade total de transações de pagamentos, terão que aderir aos novos requisitos do Banco Central de maneira obrigatória (Resoluções BCB Nºs 406 e 407) até novembro de 2024. As demais instituições, detentoras de contas e participantes obrigatórias do Pix, precisam estar de acordo até 2026.
• Essa é a evolução do Pix. Por isso, é preciso ir além do regulatório: a nova jornada sem redirecionamento traz inúmeras possibilidades para a criação de novas estratégias. Estamos vivendo uma revolução nos meios de pagamento e a Finansystech pode ajudar a desenvolver estratégias de negócio com o Open Finance.
• Vai ser tudo rápido: o Pix por aproximação promete uma adoção rápida – segundo estudos da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), cerca de 60% dos usuários de cartão de crédito ou débito realizam pagamentos por NFC. O Pix já vai chegar lá, e pode ir além.
• Os meios de pagamento são um universo ultra concorrido: venda on-line, e-commerce, mobile, PDV e ERP são apenas alguns exemplos de integrações e conexões em pagamentos que se ampliam com as novas jornadas.
O que as instituições financeiras precisam saber
O Banco Central informou que realizará testes em novembro de 2024, antes de lançar as novas jornadas oficialmente. A previsão é que a nova jornada esteja disponível para a população em fevereiro de 2025.
A Finansystech by Celcoin é uma das melhores empresas do mundo em soluções de Open Finance e já temos todas as licenças para trabalhar com novas soluções de Open. Fale com nosso time!