f_back3.jpg
f_logo.png

blog

Tudo o que você precisa saber sobre o Open Finance

Tudo começa com o seu consentimento: entenda como funciona o compartilhamento de dados e quais são vantagens desse universo

f_reseller.png

E a Finansystech?

Nós construímos soluções para que instituições financeiras entrem no Open Finance de maneira rápida, segura e barata. Basicamente, temos todas as ferramentas para construir uma solução financeira. Você escolhe o que quer, constrói o que precisa e começa a trabalhar no Open Finance. Em tempo recorde. Simples assim.

O QUE É OPEN FINANCE?


O Open Finance é um sistema de compartilhamento de dados entre instituições financeiras, criado pelo Banco Central. A ideia é que cada cidadão é dono dos próprios dados – ou seja, de toda a trajetória de informações geradas por suas operações financeiras. Essas informações são valiosas porque as instituições financeiras usam isso para criar novos produtos, mais personalizados, para cada cliente, tanto para pessoas físicas quanto para jurídicas.
 
O mais importante é que todo o processo é extremamente seguro em todas as pontas. Os usuários, como grandes detentores dos dados, precisam garantir seu consentimento, ou seja, autorizam o que, quando e como seus dados podem ser compartilhados em cada etapa do processo. Além disso, as instituições contam com protocolos internacionais únicos de segurança em suas tecnologias.
 

Qual a diferença entre Open Banking e Open Finance?
No início, a ideia era que só instituições financeiras e bancos poderiam aproveitar as informações compartilhadas. Porém, os dados gerados têm potencial ilimitado e podem também ser aproveitado por outras instituições ou empresas, como fundos de investimento, casas de câmbio, fundos de previdência ou empresas de seguro.
 
 

 

Afinal, do que falamos quando falamos de Open Finance?

De Pessoas.

QUER UM EXEMPLO?

Suponha que um cliente queira financiar um apartamento. Ele, ou ela, tem todo o histórico de uma vida de transações bancárias que mostram uma conta corrente saudável, livre de dívidas, com excelente histórico de transações. Antes do Open Finance, esse histórico pertencia ao banco, não ao cliente. Hoje esse cliente pode usar esse mesmo histórico ou score em qualquer outro banco, aumentando a gama de financiamentos e ofertas.

 
Da mesma maneira, as instituições têm a oportunidade de enriquecer o conhecimento que tem sobre o perfil de seus clientes e criar produtos que atendam seus públicos com mais precisão.

f_back4.jpg

Mande um zap:

+55 11 94373-5734

Para falar com a gente:

finansystech@finansystech.com

suporte técnico:

support@finansystech.com

Política de privacidade

  • Instagram
  • LinkedIn