30 Casos de uso reais para o Open Finance

30 casos de uso reais do Open Finance

Depois de anos construindo grandes estruturas – ou melhor, infraestruturas –, chegou a hora do Open Finance mostrar seu valor para o público final, que ainda luta para entender para que serve o compartilhamento de dados afinal.

Isso já era esperado e estamos bem, apesar de algumas previsões apocalípticas que vieram à partir dos baixos índices de renovação dos consentimentos do Open em 2023. O Pix já se consolidou como um método de pagamento e a Iniciação de Pagamentos (ITP) parece ser a evolução natural que coloca o Open dentro das casas de todos os brasileiros. Por outro lado, as soluções de dados e Personal Finance Management (PFM) ainda brigam por mais tempo para desenvolver soluções viáveis. Apesar de tudo, não é novidade que o Open é parte da vida das pessoas, quer elas saibam ou não.

O que precisamos fazer para que soluções baseadas no Open Finance façam parte do dia-a-dia de milhões de brasileiros?

Para dizer que o Open Finance ‘chegou lá’, é necessário mais do que instituições financeiras engajadas. O próximo passo vai estar no envolvimento de diferentes indústrias que se alavancarão na capacidade de consumir dados de seus clientes para construir soluções inovadoras.
Através de parcerias entre instituições participantes e não-participantes do nosso ecossistema, será possível levar informações e serviços de dados e pagamentos para outras indústrias, respeitando as regulações, e habilitando novos casos de uso. Por isso, esse report serve de inspiração para todos que estão criando novas soluções e desenvolvendo as ideias que vão moldar 2024 – e além.

Faça o download do report